Sempre estarei buscando os meus sonhos

20 maio, 2010

"Todas as experiências que fazemos passam pelo crivo de uma experiência original ou elementar. Essa experiência elementar consiste em um conjunto de exigências que servem como um critério de avaliação de tudo o que fazemos ou encontramos.
Às exigências estruturais do homem podem ser dados muitos nomes (exigências de felicidade, verdade, beleza, justiça etc) e são elas que nos põem em movimento, pois tudo o que fazemos e desejamos dependem delas. É a marca interior que os homens têm em comum uns com os outros: para além das inúmeras diferenças culturais, temperamento e gosto, todos ser humano possui essa experiência elementar que, traduzida e vivida das mais diversas maneiras, é substancialmente a mesma para todos nós. Todo ser humano, pelo simples fato de existir, afirma ainda que inconscientemente um desejo de felicidade, beleza, justiça, verdade – em suma, de realização total e plena, que é expressa muito bem na música “Comida” de Titãs: queremos algo a mais que a comida e a bebida, isto é, do básico para continuar sobrevivendo. Esta é a dignidade da existência humana.
Quem quer se tornar maduro sem ser enganado, instrumentalizado e escravo dos outros, deve se habituar a comparar tudo com a experiência elementar. É preciso aprender a não aceitar passivamente tudo o que a mídia e a moda nos apresentam: diante de qualquer acontecimento ou encontro, devemos nos perguntar se o que estou experimentando corresponde a nosso verdadeiro desejo de felicidade, justiça, beleza e verdade. Esta é uma tarefa nada fácil, pois a mentalidade dominante dos nossos dias tende a ditar normas de pensamento e comportamento, abafando e alterando os critérios originais dos quais somos dotados. E o resultado disso é a alienação e a distração com o nosso próprio eu, quer dizer com muita freqüência pensamos que desejamos algo e de fato quem deseja por nós é a mídia, o grupo social, etc. O trabalho todo neste curso pretende ter uma ajuda para se saber qual o desejo verdadeiro em cada situação que a vida oferece.
O desafio mais audaz a mentalidade dominante é tornar habitual em nós a avaliação de tudo à luz das nossas existências estruturais e não à mercê das reações instintivas de um momento ou de acordo com o que ditam os meios de comunicação de massa. Aquilo que cada homem tem o direito e o dever de aprender é a possibilidade e o hábito de comparar cada proposta com a sua experiência elementar: este é o início da experiência de liberdade". ~ Professora da Bruna de Antropologia Filosófica

Independentemente da cultura e bagagem que uma pessoa traz consigo, toda humanidade possui certas metas de vida em comum como amor, paz, justiça, boa aparência, entre outros. Este é o alicerce que sustenta a humanidade, a eterna busca por valores considerados ideais. O grande problema está nos grandes veículos de comunicação em massa que nos ditam idéias prontas para se pensar, eliminando a nossa liberdade de pensamento e da vida em geral. A experiência elementar consiste justamente neste ponto: saber diferenciar a opinião da mídia do nosso próprio pensamento, tornando assim, possível a nossa liberdade, uma vez que conhecemos o que realmente pensamos e consideramos.

Recentemente, com a Lei Anti-fumo, o cigarro é considerado o maior inimigo da saúde. As pessoas esquecem que se, por exemplo, alguém fumar 3 maços de cigarro por dia durante 3 anos, a pessoa não apresentará nenhum efeito grave como câncer ou necrose. Porém, se uma pessoa passar 3 anos de sua vida embriagando-se, ela irá apresentar loucura, poderá adquirir sérias doenças psiquiátricas e a saúde ficará extremamente debilitada. A opinião massiva associa o cigarro com sujeira, com morte, com asco. Todavia, esquece que o álcool é uma droga lícita muito mais letal onde a cultura permite livremente o seu consumo. Enquanto eu andava na rua, deparei-me com este maço de cigarro e este pequeno, mas complexo, pensamento veio em minha mente, o que o tornou importante pra mim, uma vez que acredito que passei pela experiência elementar, saindo da óptica comum.


Renovando-se com a morte de cada dia, encontro a sabedoria... pelo menos, tenho fé nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário